sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Tarte Folhada de Chocolate e Framboesas



"Por muito tempo achei que a ausência é falta. E lastimava, ignorante, a falta."
Carlos Drummond de Andrade, "Ausência"

Não sei se alguém terá sentido falta de novas publicações neste estaminé, nos últimos 5 meses. Seja como for, é Agosto, estamos de férias, há tempo para escrever e receitas para publicar. Aqui fica a sugestão para uma tarte que leva poucos ingredientes, de simples confecção, muito fácil e rápida de se fazer, portanto, óptima para o tempo descontraído das férias.


Usei:

Uma placa de massa folhada pronta a usar (preferia massa areada, mas não tinha em casa)
100 gr de chocolate preto para culinária
1 pacote de natas de soja para bater
Framboesas
Açúcar em pó


Fiz assim:

Pré-aqueci o forno a 200º. Desenrolei a massa folhada e estendi-a, usando o papel vegetal que a envolve, sobre um tabuleiro de ir ao forno. Piquei-a com um garfo, cobri-a com feijão seco e levei ao forno, durante 15 minutos, para cozer. Quando começou a ficar dourada, retirei-a do forno e deixei que arrefecesse. Depois de a base da tarte estar fria, retirei os feijões que a cobriam. Entretanto, preparei o recheio da tarte: num tachinho, aqueci as natas. Quando começaram a fervilhar, acrescentei o chocolate, previamente partido em pedaços. Retirei do lume e mexi vigorosamente, até que o chocolate derretesse, se fundisse completamente com as natas, e se transformasse num ganache brilhante e sem grumos. 
Recheei a base da tarte com este creme. Enfeitei com framboesas, e deixei arrefecer. Quando o creme esfriou, polvilhei com açúcar em pó. 







Sem comentários:

Enviar um comentário