sábado, 25 de abril de 2015

Bolo de Farinha de Grão com Laranja e Amêndoa


A data de 25 de Abril assinala um dos valores que mais prezo, o da Liberdade. Per se, o simbolismo desta data já seria suficiente para fazer um bolinho. Juntou-se-lhe o facto de ser sábado, e de estar chuva. Ora fim de semana e chuva, cá em casa, dá sempre direito a ligar o forno, mesmo que seja "só" para fazer um bolo. E assim foi. Tinha ficado de olho neste belo bolinho da Laranjinha. Fui para a cozinha. Olhei para a lista de ingredientes. Não tinha farinha de milho. E tinha uma pêra tãoi madura, que só poderia mesmo usá-la num bolo, portanto, teria de alterar a receita original. E assim fiz!

Usei:

3 ovos grandes
1 laranja inteira
1 pêra madura
3 colheres de sopa de óleo de girassol
100 gr de açúcar mascavado
50 gr de farinha de amêndoa
50 gr de farinha de arroz
100 gr de farinha de grão de bico
100 gr de farinha de trigo com fermento
1 colher de chá de fermento
1 colher de chá de essência de baunilha
Mistura de açúcar e canela para polvilhar

Fiz assim:

No liquidificador, coloquei a pêra descascada e, cortada em pedaços. Juntei-lhe os gomos de laranja, com a casca, e triturei tudo, até obter uma polpa sem grumos. Adicionei os ovos e o óleo, e voltei a triturar. De seguida, juntei o açúcar e a baunilha, e triturei novamente. Uni o conjunto de farinhas com o fermento, e adicionei-os à massa. Coloquei o preparado numa forma rectangular de silicone, e polvilhei com uma mistura de açúcar e canela, para criar uma crosta crocante e aromática no bolo. Levei ao forno, pré-aquecido a 180º, durante 50 minutos. Quando espetei um palito no bolo, após os 50 minutos, ele saiu seco. Desenformei o bolo, e servi.
Ainda sobraram algumas fatias para o pequeno almoço de amanhã! Fazer café, espremer o sumo das laranjas, colocar o pão a torrar, mexer os ovos, e levar o bolo para a mesa. São estes os planos para amanhã, quando acordar! :) 

Bom fim de semana!

3 comentários:

  1. Uma sugestão mesmo muito gulosa, que maravilha!

    ResponderEliminar
  2. Ficou com óptimo aspecto o bolinho.
    Dias de chuva com bolinho sabem sempre bem!
    Não conheço farinha de grão, fiquei curiosa.
    Um beijinho

    ResponderEliminar