sábado, 28 de fevereiro de 2015

Bolachas de Pepitas de Chocolate da Maya




É certo e sabido cá por casa que, em fins de semana de chuva, há forno ligado, e de lá saem os assados para o jantar, o pão para o fim de semana, e, claro, há sempre um bolo, uns muffins, umas bolachas ou uns biscoitos. Neste fim de semana, o sábado amanheceu chuvoso. A tarde foi cinzenta, mas sem chuva. Ainda assim, liguei o forno, e o pão já está feito, assim como estas bolachinhas maravilhosas, cuja inspiração fui buscar ao "Livro do Chocolate", da escritora Joanne Harris e Fran Warde. 
O livro "Chocolate", de Joanne Harris, é uma obra que li aos 20 anos, e que me foi oferecida por uma grande amiga. O modo como este livro inebria os sentido é absolutamente fabuloso, e tal acontece pelas descrições minuciosas que a autora faz sobre os aromas, os cheiros e os sabores que perfumam os bolos da sua chocolaterie, assim como o chocolate quente, o ex libris da personagem principal, a chocolateira Vianne. Como faço anos em Janeiro, está muito frio. Uma das minhas formas favoritas de combater o frio é beber chocolate quente. E tanto chocolate quente bebi durante as noites em que devorei o livro! Assim, foi com naturalidade que recebi, por intermédio de outras mãos amigas, que tão bem me conhecem, não um, mas dois exemplares do novo livro de culinária da Joanne Harris! Estas bolachas são a primeira receita testada deste livro. E não poderiam ser melhores! Certamente a repetir noutras tardes cinzentas, ou manhãs chuvosas. 
Segui a receita quase na íntegra, apenas não incluí as 50 gramas de açúcar branco que as autoras sugeriam, por me parecer que as 120 gramas de açúcar mascavado seriam suficientes para o meu gosto (e não me enganei), e substituí a manteiga por creme de soja para barrar, por este ser um creme com 0% de colesterol, e nos bolos e bolachas cumprir perfeitamente o papel da manteiga.

Usei:
(adaptado de "Livro do Chocolate", de Joanne Harris, p. 96)

200 gr de creme de soja para barrar
120 gr de açúcar mascavado claro (usei biológico e de Comércio Justo)
100 gr de pepitas de chocolate negro
175 gr de flocos de aveia
200 gr de farinha de trigo com fermento


Fiz assim:

Pré-aqueci o forno a 180º. Forrei um tabuleiro de forno com papel vegetal. Bati o creme de soja com o açúcar, até que obtive um creme liso, sem grumos. Juntei a aveia e voltei a bater, até que os flocos se incorporassem na mistura. Adicionei as pepitas, e envolvi no creme, com uma espátula. Por fim, juntei a farinha, e misturei-a no creme. Moldei pequenas bolas de massa (cerca de 40), coloquei-as no tabuleiro forrado com papel vegetal, achatei-as ligeiramente com as costas da mão, e levei ao forno, durante 15 minutos. Com esta quantidade de massa, enchi dois tabuleiros, com cerca de 20 bolachas cada um. 



2 comentários:

  1. Gostei bastante do aspecto desses biscoitos, que maravilha!

    ResponderEliminar
  2. Também li esse livro para aí aos 20! E gostei muito!
    As bolachinhas estão lindas!
    Sabe tão bem ligar o forno no Inverno ao fim-de-semana :)
    Um beijinho

    ResponderEliminar