sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Bolinhos de Côco e Aveia com Agave




Eu sei que o Natal, a Passagem de Ano e o Dia de Reis aconteceram há pouco tempo, e que nessa época do ano os doces abundam, deixando-nos menos predispostos para querer comer doces nas semanas seguintes. Porém, também é verdade que é fim de semana, que está chuva e frio, muito frio. Na minha mente, lentamente se começa a delinear o plano para o fim de semana: manta, lareira, sofá, livros, filmes, comida de forno, chá quente, café fumegante... E uns bolinhos para acompanhar! Há coisa melhor?
Como cá em casa adoramos côco, tenho sempre este ingrediente Estes bolinhos de côco são pouco convencionais. Não usei ovos, nem açúcar. E o que posso dizer é que não se notou a ausência de nenhum dos ingredientes! A quantidade que fiz deu para seis bolinhos médios. Enquanto ainda estavam quentes, comemos logo quatro... :)

Usei:

90 gr de côco ralado 
1 colher de sopa de flocos de aveia finos
2 colheres de sopa de xarope de agave claro
1 colher de sopa de óleo de côco
Sumo de meia laranja
Leite de soja q.b.
Uma pitada de canela em pó
Açúcar demerara para polvilhar


Fiz assim:

Misturei os ingredientes secos numa taça. Juntei-lhes o agave, o óleo de côco e o sumo de laranja, e mexi com uma colher de pau. Fui acrescentando leite de soja, em pequenas quantidades, até ligar os ingredientes, mas sem que a mistura ficasse "empapada". Coloquei o preparado em formas de papel plissado, polvilhei com um pouco de açúcar demerara, e levei ao forno, pré-aquecido a 170º, durante 15 minutos, até que ficassem bem douradinhos. 

Alguém é servido? Desejo a tod@s um doce fim de semana! 




6 comentários:

  1. Podia ter sido eu a escrever isso! Chuva dá bolinhos e existe sempre coco cá em casa! O meu pai e o meu mais-que-tudo adoram!! Tenho que fazer esta receita :D Tenho mesmo!!! Um xi-coração *

    ResponderEliminar
  2. Sunflower, vinha agradecer a tua visita ao Meu Estaminé. Obrigada, do coração pelas tuas palavras.
    Também fiquei a ganhar com esta receita que me parece muito saudável e que vou levar comigo. Obrigada por partilhares. Bjs. Bombom

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bombom,
      Sou seguidora do Estaminé há muito tempo, embora nunca tenha comentado. Hoje o comentário era obrigatório! :)

      Eliminar
  3. Pois eu na semana a seguir já esqueci os doces e com este frio mais rápido ainda esquecer o que se passou no natal e ir para o forno e fazer uma boa dose de miminhos :)
    Estão lindos os teus bolinhos! Aposto que é impossível comer só um!
    Um beijinho

    ResponderEliminar