terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Castanhas de Ovo e Amêndoa


No último dia do ano chega também a última receita deste ano, e que é a publicação número 200 deste blog, algo que muito me apraz! Quero agradecer a todas e todos os que visitam este cantinho, que comentam as receitas, e que deixam um pouco de si de cada vez que aqui passam. Desejo a tod@s um excelente ano! Espero que 2015 seja um ano doce e aconchegante!
É tempo de festa (na minha família, a tradição manda que a árvore de Natal fique a piscar até ao dia de Reis, e há reunião familiar na véspera!), e por isso deixo-vos, como não poderia deixar de ser, com uma sugestão doce. 

Castanhas de ovos e amêndoa
(a inspiração veio daqui)

Usei:

150 gr de amêndoa pelada ralada
250 gr de açúcar mascavado em pó
80 ml de água
1 pau de canela
9 gemas de ovo
Açúcar em pó para polvilhar

Fiz assim:

Coloquei a água, o açúcar e o pau de canela num tachinho, mexi até o açúcar começar a dissolver, e levei o tachinho ao lume, até que se começasse a formar uma calda. Entretanto, separei as gemas de ovo das claras. Guardei as claras num recipiente hermético no frigorífico, para utilizar numa outra receita. Mexi as gemas com um garfo, juntei-lhe a amêndoa, e adicionei este preparado à calda de açúcar, envolvendo bem todos os ingredientes, e deixei cozer durante cerca de 20 minutos, mexendo sempre, até que se começou a formar um creme espesso. Desliguei o fogão e deixei que o creme arrefecesse. Coloquei num recipiente, tapei e deixei no frigorífico, de um dia para o outro. 
Quando chegou a hora de servir estas pequenas maravilhas, retirei a mistura do frigorífico e, com as mãos molhadas, tendi pequenas bolas, que coloquei em forminhas de papel plissado. Polvilhei com açúcar em pó, e distribuí sorrisos doces por quem quis acolhê-los na noite de Natal! :)

Fiz este doce para o Natal, mas parece-me que ficará bem também na mesa de Passagem de Ano, ou na Páscoa. Para a próxima vez que as fizer, vou levar ao forno, na função grill, por uns instantes, só para lhes dar um aspecto mais "tostadinho". E talvez resulte mais bonito polvilhar o açúcar em pó através de uma peneira do que espalhá-lo com a ajuda tão só dos dedinhos... Mas a pressa assim o ditou! Perdoam-me? Afinal, era Natal, ninguém leva a mal! :)


FELIZ 2015!

"Won't you write a letter
On the page
In your own way"







3 comentários:

  1. Mas que sugestão tão gulosa!
    Feliz Ano Novo!

    ResponderEliminar
  2. Gosto imenso de castanhas de ovos!
    Estas são com um aspecto irresistível :)
    Apetece tirar uma série delas para comer.
    Um beijinho, parabéns pelas 200 mensagens e desejos de um óptimo ano! :)

    ResponderEliminar
  3. Gosto imenso de castanhas de ovos!
    Estas são com um aspecto irresistível :)
    Apetece tirar uma série delas para comer.
    Um beijinho, parabéns pelas 200 mensagens e desejos de um óptimo ano! :)

    ResponderEliminar