sábado, 8 de fevereiro de 2014

Pastéis de Alho Francês e Espinafres


Durante a tarde de hoje, a chuva saiu de cena, e apesar de o dia estar cinzento, o sol apareceu, ainda que de forma muito tímida, bem escondido por detrás de uma camada espessa de nuvens. Não obstante a pálida visita do sol, o tempo remanesce frio, e eu continuo a fazer das sopas as minhas fiéis aliadas para combatê-lo. Mas como nem só de sopa me alimento, hoje trago uns pastéis salgados, que servem para acompanhar uma sopa bem quente, como entrada, como iguaria num brunch, ou lanche tardio. 
A inspiração veio daqui, e como muitas vezes acontece, "personalizei" a receita original, de acordo com os ingredientes disponíveis em casa, ou em função do meu gosto pessoal.

Usei:

1 placa de massa folhada refrigerada
1/2 kg de alho francês cortado em rodelas, congelado
Meia embalagem de folhas de espinafre congeladas
1 embalagem de creme de soja líquido 
1 ovo
Azeite
Sal, pimenta preta e noz-moscada

Fiz assim:

Cobri o fundo de uma frigideira anti-aderente com um fio de azeite, e levei ao lume, até que aquecesse. Juntei as fatias de alho francês e as folhas de espinafre, e deixei cozinhar até que esta ficasse completamente descongelada. Temperei com um pouco de sal, pimenta preta moída e um bocadinho de noz-moscada ralada. Deixei cozinhar até que os legumes ficassem cozidos. Quando o alho e os espinafres já estavam macios, retirei-os do lume, e deixei-os a arrefecer. Misturei o ovo com as natas de soja, temperei de sal e pimenta, e adicionei este creme aos legumes. Coloquei a mistura no copo misturador do meu robot de cozinha, e triturei tudo, até obter um creme consistente e liso. 
Com a ajuda de um copo com o bocal largo, cortei pequenos discos de massa folhada, com os quais forrei 12 forminhas de queques em alumínio. Recheei as formas com o preparado, e levei ao forno, pré-aquecido a 200º, durante 20 minutos, até a massa folhada dourar, e o recheio ficar cozido. 



1 comentário: