domingo, 8 de setembro de 2013

Salada de Arroz com Camarão e Abacate


E eis que chegou Setembro. Os dias ainda são brindados pelo calor do sol, mas começam já a ser mais curtos. Escurece mais cedo. O amanhecer é menos ameno, e à noite começa a sentir-se aquela aragem fria que ainda não incomoda, mas que encerra memórias do Outono vindouro. Talvez seja por isso que gosto tanto do mês de Setembro! Não obstante, ainda é Verão, o que equivale a muitos almoços e jantares leves, sobretudo compostos por saladas. Deixo uma ideia para mais uma salada de Verão.

Usei:

Sobras de arroz basmati cozido, frio
4 folhas de alface
10 tomates cereja
1 Abacate
8 Camarões selvagens cozidos
Azeite
Sumo de lima
Sal refinado
Pimenta preta
Mostarda

Fiz assim:

Lavei bem as folhas de alface, e deixei-as a escorrer, enquanto preparava os outros componentes da salada. Descasquei os camarões, retirei-lhes o veio e a cabeça, e cortei-os em pedaços. Temperei com um pouco de pimenta e sumo de lima. Lavei os tomates e cortei-os em metades. Descasquei o abacate e cortei-o em cubos, que salpiquei com sumo de lima. Numa taça, juntei todos os ingredientes da salada, excepto a alface. Num frasco, coloquei um pouco de azeite, sumo de lima, sal, pimenta e uma colher de café de mostarda. Fechei o frasco e agitei até que todos os ingredientes deste molho se fundissem. 
Forrei o prato de servir com as folhas de alface inteiras, e verto sobre elas um pouco do molho. Dispus depois os restantes ingredientes, reguei com o restante molho, e servi.


3 comentários: