sábado, 14 de setembro de 2013

Risotto de Tomate, Cogumelos e Espinafres


Os dias continuam quentes, mas as noites estão mais frescas, e começam a pedir maior aconchego. Ainda sem vontade de ligar o forno, virei-me para este arroz fumegante, repleto de sabores de Verão, mas com conforto de Outono. 

Usei:

1 chávena de arroz arborio
1 cebola
1 dente de alho
Azeite
6 cogumelos de Paris
uma mão cheia de folhas de espinafre
1 tomate grande e bem vermelho
meio cubo de caldo de legumes biológico
2 chávenas de água a ferver
3 colheres de sopa de vinho branco
1 folha de louro
1 colher de sobremesa de manteiga magra
meia bola de mozzarella
Sal e pimenta preta
1 colher de café de açúcar mascavado

Fiz assim:

Cobri o fundo de um tacho pequeno com azeite. Descasquei a cebola e o dente de alho, piquei-os, e juntei-os ao azeite. Deixei refogar até que amolecessem e a cebola adquirisse um tom translúcido. Entretanto, lavei os cogumelos e cortei-os em fatias. Separei as folhas de espinafres dos talos, lavei as folhas, e juntei-as ao refogado, assim como aos cogumelos. Lavei os tomates e cortei-os em pequenos pedaços, que também foram para dentro do tacho, juntamente com a folha de louro. Temperei de sal e pimenta, e deixei refogar até que os legumes ficassem tenros. Juntei depois o arroz, e salpiquei com o branco, até que este evaporasse. Desfiz o caldo na água fervente, e fui regando o arroz com este caldo, mexendo sempre. Este processo é moroso (cerca de 20 minutos), pois é necessário fornecer caldo ao arroz, em pequenas quantidades, à medida que o absorve, e mexer sempre. Mas, na minha opinião, é um trabalho bem recompensado, no final, quando provamos o resultado! :)
Quando o caldo se esgota, é sinal de que o arroz está quase cozido. É altura de retirá-lo do lume, e envolver a manteiga, mexendo bem. Rectificam-se os temperos, e junta-se o queijo. Eu escolhi mozzarella, mas normalmente usa-se parmesão. Depois é só degustar, bem quentinho! Humm... Tão saboroso! 






5 comentários:

  1. Adoro risottos ,vindo agora o tempo frio já vou começar a fazer.
    O teu ficou bem ao meu gosto,tem um aspecto delicioso.
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também adoro risottos, ficam sempre bem, com quase qualquer ingrediente, do mais simples ao mais sofisticado. :)

      Eliminar
  2. Adoro risotto!!! Está tão cremoso... Mesmo perfeito para mim :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Os teus risottos são de-li-ci-o-sos!

    ResponderEliminar