sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Tarte de Curgete com Alfarroba, Mel e Café




Este ano, ofereceram-me duas curgetes gigantes. Tão grandes, que mais parecem abóboras! Congelei uma grande parte, para ir consumindo em sopas e estufados. A restante tem sido usada em salteados e saladas. Mas o primeiro destino que lhe dei foi esta tarte. Apesar de já ter comido deliciosos bolos de chocolate com curgete, as minhas duas tentativas anteriores de fazer bolos com curgete não foram muito bem sucedidas. Os bolos ficaram com uma textura muito mole, como se a massa não tivesse sido cozinhada. Porém, achei que devia tentar novamente, e pensei em fazer o tal bolo de curgete  e chocolate. Mas, olhando para a estante onde repousam os livros de culinária, rapidamente mudei de ideias: iria fazer um bolo de curgete com alfarroba. O meu livro de receitas com farinha de alfarroba assim o ditou, embora a receita que apresento não seja retirada de lá. Do livro, obtive a ideia de juntar  a alfarroba com o mel, o café e a canela. E foi um casamento feliz!  :)
Ainda bem que não desisti de utilizar a curgete em receitas doces, porque esta tarte ficou mesmo muito boa! Muito cremosa, muito fresca, e doce q.b. Adorei!
Outra coisa que adoro, é o Outono. A minha estação do ano favorita chega hoje. Dou-lhe as boas vindas com esta tarte!

Usei:

300 gr de curgete, descascada
250 gr de farinha com fermento
200 gr de açúcar amarelo
50 gr de farinha de alfarroba
100 ml de leite de soja
100 gr de manteiga
1 colher de sopa de pó de café solúvel
1 colher de chá de canela em pó
1 colher de café de essência de baunilha
2 colheres de sopa de sementes de linhaça 
2 colheres de sopa de mel
2 ovos
Açúcar em pó para polvilhar

Fiz assim:

Coloquei a curgete fatiada no processador, e triturei até ficar bem ralada. Juntei o leite de soja, o mel, os ovos, e a manteiga em pedaços, e triturei novamente. Adicionei o açúcar e a baunilha, e dei mais uns toques no processador, a uma velocidade alta, para misturar bem todos os ingredientes. Misturei o café, a canela, as sementes e a alfarroba à farinha de trigo, e juntei este preparado ao creme. Depois mexi bem,com uma espátula, e coloquei o creme numa forma de  tarte, em alumínio, previamente untada com óleo e polvilhada com farinha de alfarroba (usei esta farinha para polvilhar a forma, com o intuito de evitar que a tarte  ficasse "esbranquiçada" por fora e escura por dentro!:), e levei ao forno, pré-aquecido a 180º, durante 50 minutos. 
Retirei a tarte do forno, e deixei arrefecer. Por fim, polvilhei-a com açúcar em pó. Parecia uma enorme broa de mel, embora o sabor e a textura sejam muito diferentes. :)




3 comentários:

  1. Está fantástica!
    Eu gosto muito de usar courgette em bolos.

    ResponderEliminar
  2. Tanto ingrediente bom só podia gerar uma tarte original e deliciosa :)

    Adoro alfarroba e café...ia adorar!!

    ResponderEliminar
  3. Obrigada a ambos pelos simpáticos comentários!

    ResponderEliminar