domingo, 6 de maio de 2012

Pão de Mel, Laranja e Especiarias



No Verão, trouxe de Paris um pequeno frasco com uma mistura de especiarias para usar em pão e em bolos, e que ainda não tinha experimentado. Os dias de chuva e de frio teimam em ficar, e a vontade de ligar o forno persiste. O calor do forno e o aroma quente das especiarias combinam bem, e o resultado foi uma casa acolhedora e a cheirar maravilhosamente bem a especiarias. O pão extremamente fofo e aromático. Fiz também um bolo delicioso, com a mesma mistura de especiarias, e de cuja receita darei conta brevemente.
Para fazer este pão, inspirei-me aqui: http://anasbageri.wordpress.com/2011/07/19/kryddbrod-%e2%80%93-pao-de-especiarias-sueco/, mas efectuei várias alterações. Deixo aqui a receita que fiz.

Usei:

50 gramas de açúcar amarelo
2 colheres de sopa de mistura de especiarias moídas para pão (contém anis, canela, gengibre, cravinho e sementes de coentros)
½ colher de chá de sal
Raspa de uma laranja
120 gramas de farinha de trigo
120 gramas de farinha de trigo integral
Sementes de sésamo e de linhaça para polvilhar
2 colheres de chá de bicarbonato de sódio
1 iogurte grego natural açucarado
2 decilitros de leite de soja light
2 colheres de sopa de mel

Fiz assim:

Pré-aqueci o forno a 180º. Misturei o iogurte com o leite de soja e o mel. Fui juntando todos os outros ingredientes, com excepção das sementes, e mexi com uma vara de arames, até tudo ficar bem ligado, mas sem bater. Coloquei o preparado numa forma de silicone para bolo inglês, polvilhei com as sementes, e levei ao forno durante 40 minutos.
O cheiro que invadiu a casa, enquanto o pão cozia, era magnífico! Aqueceu o corpo e a alma!

2 comentários:

  1. Bem...que combinação! :D

    Ficou um pãozinho bem diferente, e aposto que bem saboroso :)

    ResponderEliminar