terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Tabuleiro de Chocolate coberto com Mousse de Chocolate


Esta gulosa sobremesa resulta da adaptação da receita de bolo de chocolate do João Carlos Silva, do programa "Na Roça com os Tachos". Parti da receita base desse bolo, com pequenas alterações (substituição do açúcar branco por açúcar amarelo, e usei menos um ovo do que o indicado, para que o bolo não ficasse demasiado líquido, dado que a cobertura improvisada de mousse de chocolate confere-lhe a desejada cremosidade aveludada). É mesmo muito bom!

Tabuleiro de Chocolate coberto com Mousse de Chocolate

Para o bolo:
200 gr de Açúcar Amarelo
200 gr de Manteiga (usei manteiga sem sal)
200 gr de Farinha com Fermento
200 gr de Chocolate para culinária
3 ovos
Óleo para untar o tabuleiro

Para a mousse:
2 ovos
Igual quantidade do peso dos ovos de chocolate para culinária, manteiga e açúcar

Fiz assim:

Bolo: Parti o chocolate em pedaços pequenos, juntei-lhe a manteiga e levei ao micro-ondas, para derreter, em potência média.Entretanto, fui batendo o açúcar com os ovos, com a batedeira, até que a mistura ficasse cremosa. Delicadamente envolve-se o chocolate derretido na massa, e acrescenta-se a farinha, misturando bem.
Unta-se um pirex grande (uso um em formato oval, o maior que tenho, pois esta receita induz a um bolo bem crescidinho!) com óleo vegetal, despeja-se a mistura para o pirex, e leva-se a cozer em forno pré-aquecido, a 180º, durante 20 minutos. Enquanto o bolo coze, prepara-se a mousse.

Mousse: Batem-se as gemas com o açúcar. Derrete-se o chocolate com a manteiga (uso sempre o micro-ondas para derreter o chocolate; é rápido, prático, e se optarmos por uma temperatura moderada, o chocolate não queima, como se poderia pensar que acontecesse. Pelo contrário, fica liso e brilhante, como se o derretesse em banho-maria!). Quando o chocolate arrefece, junta-se ao creme de ovos e açúcar. Batem-se as claras em castelo, e incorporam-se na mistura.

Depois do bolo ter arrefecido, cobre-se com a mousse. Polvilha-se com canela e cacau em pó, e enfeita-se com bolinhas de chocolate. Desta vez, polvilhei também com açúcar colorido de azul, flocos de pimenta rosa, e bolinhas coloridas.

Sem comentários:

Enviar um comentário