sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Doce de Tomate com Especiarias



O meu doce favorito é o de abóbora, que faço quase todos os anos. Nunca tinha provado doce de tomate. Aquele que se vende nos supermercados não me atraía minimamente. Resolvi comprar tomate, e fazer a minha versão do doce de tomate. E fiquei muito satisfeita com o resultado!


Usei:

1 kg de tomate maduro
800 gr de açúcar
2 paus de canela
1 cravinho
1 colher de chá de gengibre moído

Fiz assim:

Lavar bem os tomates. Cortá-los ao meio, espremê-los bem, de modo a que larguem parte da água que os compõem e que pode alterar a consistência do doce. Depois de bem escorridos, cortar os tomates em pedaços. Colocar numa panela, adicionar as especiarias, e cobrir com o açúcar. Cozinhar em lume brando, até que o tomate fique macio (demora cerca de 45 minutos). Retirar a canela e o cravinho, e triturar o doce. De seguida, colocar em frascos previamente esterilizados (eu deixo-os ferver durante 5m numa panela, escorro-os num pano lavado e seco, e ficam prontos!). Tapar os frascos, e virar os frascos para baixo. Assim que o doce arrefecer, virar os frascos para cima, e guardar. O doce está pronto a ser consumido!

Sem comentários:

Enviar um comentário