sábado, 1 de outubro de 2011

Bolo de Cenoura e Especiarias


Gosto muito de bolo de cenoura. Este que mostro resultou da combinação de duas receitas do mesmo livro, "Le Cordon Bleu, Receitas Caseiras: Bolos". Retirei ideias das duas receitas de bolo de cenoura que constam no livro, acrescentei alguns ingredientes (gengibre, cravinho, amêndoa ralada), retirei outros (1 ovo, e óleo), e assim criei uma receita diferente, que sintetiza ambas! Ficou com uma textura húmida, e muito aromático. Enquanto cozia no forno, encheu a casa de aroma a canela e cravinho! E sabe mesmo muito bem...

Usei:
200 gr de farinha sem fermento
1 colher de chá de fermento
2 colheres de sopa de amêndoa moída
2 colheres de chá de canela
1 colher de café de cravinho em pó
1 colher de café de gengibre em pó
150 gr de açúcar amarelo
Raspa de meia laranja
400 gr de cenouras
2 ovos

Fiz assim:
Comecei por ligar o forno a 180º. Depois lavei muito bem as cenouras, aparei as extremidades e cortei-as em rodelas finas (não as descasquei). Retirei a raspa a metade de uma laranja, e coloquei-a no liqudificador, com as cenouras, e triturei tudo até ficar bem ralado. Numa taça, juntei a farinha, o fermento, a amêndoa ralada, a canela, o gengibre e o cravinho. Juntei-lhe a cenoura ralada, e misturei bem. Bati os ovos com o açúcar, e adicionei à mistura. Levei ao forno, numa forma de silicone, durante 40 minutos.
Gosto de usar formas de silicone, porque assim evito a parte de untar as formas, que não aprecio nada, e também porque não é necessário adicionar mais gordura aos bolos, uma vez que são anti-aderentes.
Normalmente, os bolos de cenoura costumam incluir óleo na sua preparação. Eu substituí-o por mais 100 gr de cenoura (na receita original constavam 300 gr de cenoura, e não 400 gr), e resultou muito bem. O bolo ficou bastante húmido, e não se sentiu nada a falta do óleo!

Sem comentários:

Enviar um comentário